Poesias

    Não abrir com Internet Explorer  pois fica desconfigurado.




 

Receita  de se olhar no espelho
              
Se olhe de frente
de  lado
de costas
de cabeça para baixo
pinte o espelho
de azul dourado vermelho
faça caretas ria sorria
feche os olhos abra os olhos
e se veja sempre surpresa
quem é você?
                            
 ( Roseana  Murray )



Receita  de  inventar  presentes

colher braçadas de flores
bambus folhas e ventos
e as cores do arco-íris
quando pousam no horizonte
juntar tudo por um instante
num caldeirão de magia
e então inventar um pássaro louco
um novo passo de dança
uma caixa de poesia

         Roseana  Murray e Elvira Vigna 




 




Sorveteria tropical
                                 
Açaí maracujá
goiaba jambo manga
taperebá patuá.
Graviola bacuri
tucumã melão
caju caqui.
Tamarindo castanha jaca
canela coco-verde jerimum
melancia buriti araçá.
Ciriguela carambola sapoti
fruta-do-cedro
taperebá bacuri.
Jenipapo pupunha murici
carambola sapotilha abricó
mamão cacau abacaxi.

   Anna Flora


    Aula de leitura

A leitura é muito mais
do que decifrar palavras.
Quem quiser parar pra ver
pode até se surpreender:

vai ler nas folhas do chão,
se é outono ou se é verão;

nas ondas soltas do mar,
se é hora de navegar;

e no jeito da pessoa,
se trabalha ou se é à-toa;

na cara do lutador,
quando está sentindo dor;

vai ler na casa de alguém
o gosto que o dono tem;

e no pelo do cachorro,
se é melhor gritar socorro;
e na cinza da fumaça,
o tamanho da desgraça;

e no tom que sopra o vento,
se corre o barco ou vai lento;

e também na cor da fruta,
e no cheiro da comida,
e no ronco do motor,
e nos dentes do cavalo,
e na pele da pessoa,
e no brilho do sorriso,

vai ler nas nuvens do céu,
vai ler na palma da mão,
vai ler até nas estrelas
e no som do coração.

Uma arte que dá medo
é a de ler um olhar,
pois os olhos têm segredos
difíceis de decifrar.

        Ricardo Azevedo


TRÊS  PALAVRAS                                                                   
                  
Vou te escrever uma carta
num pedacinho de céu,
guarda bem minhas palavras
que o vento leva o papel.

Pois o meu recado é simples,
tem três palavras: eu te amo,
volta logo, é meu convite,
e tem saudades, que eu mando.
Dizem que a distância apaga
amizade e bem querer,
mas eu digo nesta carta:
amar é não esquecer.         

Quando eu era menino,
eu via a Lua saindo e
pensava assim comigo:
um dia eu vou lá
de jeep ou caminhão,
de barco ou de avião,
se eu não puder voar.
Cresceu meu coração,
me trouxe outra emoção
e o sonho de menino

Voou... voou.. 

      Antonieta Dias de Moraes



Tartaruga

Tenho
totalgifs.com tartaruguinhas gif gif 85.gifCasa própria
Posso viver
Cem anos.
Por todos
Sou amada.
Por isso,
Sou assim,
Tranquila,
Tranquila,
Sem pressa
Para nada. 

As fases da lua

  A lua                           A lua
  aluada                         de mel
gif  estuda                         estuda
  tabuada                       o céu
                      
  A lua                            A lua
  luneta                           lunática
  estuda                          estuda
  opereta                         gramática

                  (Sérgio Caparefli.)





Em uma pedra, grudada,
virada para  o nascente
vivia, debaixo d´água,
uma ostra descontente.
E queixava-se, coitada,
ao amigo caracol:
__Queria, uma vez na vida,

assistir ao pôr-do-sol!





 
A casa torta

Quem mora na casa torta
Sem janelinha e sem porta?

Um gato
Que usa sapato
E tem retrato
No quarto?


Uma florzinha
Pequenininha
De sainha

Curtinha?

Um elefante com rabinho de barbante?
Um papel de óculos e chapéu?


Um botão que toca violão?

Um pente com dor de dente?

Quem mora na casa? Quem?

Invente depressa alguém.

                                Maria Mazetti.

     





http://chouky39.centerblog.net/

http://www.totalgifs.com/tartaruguinhas/85.gif























Nenhum comentário :

Postar um comentário