Poesias infantis




    Não abrir com Internet Explorer  pois fica desconfigurado.

 

Brincando de não-me-olhe

Não me olhe de lado
que eu não sou melado.
Não me olhe de banda
que eu não sou quitanda.
Não me olhe de frente
que eu não sou parente.  (...)


Não me olhe no meio
que eu não sou recheio.

Não me olhe na janela
que eu não sou panela.
Não me olhe da porta
que eu não sou torta.
Não me olhe do portão

que eu não sou leitão.
Não me olhe no olho

que eu não sou caolho.
Não me olhe na mão
que eu não sou mamão.  (...)


                   Elias  José







ECO

Com certeza
não foi o Marreco
quem descobriu o ECO.

Foi o Macaco
que, ao passar pela caverna,
chamou o amigo:
— Ô Marreco!
E, para surpresa geral,
a caverna respondeu:
— ECO, ECO.

O Macaco gostou
e ficava horas
conversando com a caverna:
— O homem diz que ama a Natureza,
                            como antigamente...
— MENTE... MENTE... — respondia a caverna.

Até que num dia sem sol
(depois de uma noite sem estrelas)
apareceu um homem
de fundos olhos cor de cinza
                       e queimou a mata
                      matou o Macaco
                    comeu o Marreco
                  quebrou a caverna
(e calou o ECO,
                          lógico!)

                              José de Nicola.




Troco um fusca branco
por um cavalo cor de vento
um cavalo mais veloz que o pensamento
Quero que ele me leve pra bem longe
e  que galope ao deus-dará
que já me cansei deste engarrafamento...      
                   
Roseana Murray.



... ATENÇÃO, DETETIVE

Se você for detetive,
descubra por mim
que ladrão roubou o cofre
do banco do jardim
e que padre disse amém
para o amendoim.

Se você for detetive,
faça um bom trabalho:
me encontre o dentista
que arrancou o dente do alho
e a vassoura sabida
que deixou a louca varrida.

Se você for detetive,
um último lembrete:
onde foi que esconderam
as mangas do colete
e quem matou os piolhos
da cabeça do alfinete?

               José Paulo Paes.




  Atirei um limão n’água,
  Foi levado na corrente.
gif  Senti que os peixes diziam:
  Hás de amar eternamente.

           (Carlos Drummond de Andrade)






Compro um barco feito de vento
com velas cor de firmamento
e uma bússola que aponte sempre
para as luas de saturno.
Compro um barco que conheça
caminhos secretos de mares desconhecidos.
Um barco feito de vento
onde caibam todos os meus amigos.
Compro um barco que saiba decifrar
os segredos escondidos
no coração das noites sem luar.

                              Roseana Murray.



CONVITE

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.

As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.

Como a água do rio
que é água sempre nova.

Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

                       José Paulo Paes

000kd7e0



Casa no céu
totalgifs.com casinhas gif gif 68.gif
Vende-se uma casa nas nuvens
localizada na ala sul do céu
num fofo terreno de branco algodão
linda, espaçosa e com carrossel.

As jardineiras nas janelas
são um detalhe à parte.
Dengosas, pedem a todo instante:
 “Por favor, refrigerante!¨




 
Fui à feira comprar uva,
enfiei um espinho no pé.
Amarrei com fita verde,
com o nome de Mané.

Fui à feira comprar mandioca,
encontrei uma minhoca.
Tropecei no corpo dela,

me chamou de cara torta.

Fui à feira comprar limão,
encontrei um gavião.
Caçoei do bico dele,
me chamou de bobalhão.



                         (folclore)


Agora é com você: Fui à feira:________






Pica-pau sempre bicando
não se cansa de bicar
a raposa vem zombando
e começa a criticar.

       Sylvio Luiz Panza






Amor antigo
Ali, no escuro,
por cima do muro,
no alto da torre,
morava a princesa
da trança de prata,
da face de lua.

Ali, no canteiro,
morava a roseira,
da rosa primeira
dos contos em flor.

Chegando de longe,
de outro reinado,
um moço montado,
no seu alazão.

Subiu pela trança,
beijou a princesa...

No céu, uma estrela
virou coração!


             Sylvia Orthof,


( Alazão - cavalo cor  de canela)













http://cantinholumad.zip.net/

http://www.100pies.net/
    


http://chouky39.centerblog.net/

http://www.totalgifs.com/

http://www.gifmania.com.pt/passaros/pajaro_carpintero/mix_040.gif








Nenhum comentário :

Postar um comentário